Vihuela em SolTampo em pinho Italiano, braço em mogno, fundo e laterais em jacarandá da bahia, e maple. | Vihuela em SolExtensão vibrante da corda: 58,5cm | RosetaRoseta trabalhada a mão em duas camadas de couro de cabra. |
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Mão VihuelaMão e espelho trabalhado em marchetaria. | Vihuela mãoVista lateral da mão. o instrumento possui cinco ordens duplas, e uma corda solo. | Vihuela em SolAlça trançada em tira de couro. |
Vihuela em Solos trastes são amarrados ao instrumento, isso permite ao músico ajustar cada nota de forma individual.A quantidade de trastes são definidos pelo instrumentista. |
Vihuela de Mano
Segundo a pesquisadora Mary Remnant, no livro “Musical Instruments:An Illustrated History from the Antiquity to the Present”,a “vihuela” é um dos mais interessantes instrumentos históricos da família guitarra,
sendo que, já no século XIII, Juan Ruiz, Arcebispo de Hita, atual província espanhola de Guadalajara,
mencionava, em seu “Libro de Buen Amor”, a existência da “guitarra morisca” e da “guitarra latina”,
que tinham como características um braço bastante largo, com sua extremidade “dobrada” perpendicularmente
e o corpo ovalado.
Com o passar do tempo, estes instrumentos foram sofrendo modificações no corpo,
que ficou mais “acinturado” e no braço, que se tornou mais longo, até que, em meados do século XV,
surgiu na Espanha uma nova forma de guitarra chamada de “vihuela de mano”, geralmente com 6 ordens de cordas.
Este instrumento podia ser dedilhado ou simplesmente “rasgueado”,
obtendo-se um acompanhamento bastante ritmado da melodia executada.